quinta-feira, 31 de março de 2011

“ANGOLA: Capoeira Ancestral”


Curta sobre cultura afrobrasileira faz Avant premiere em encontro de Capoeira Angola


(para ouvir melhor, antes de começar a reproduzir dê um pause na trilha do blog - Lista de Músicasl)

O curta metragem “ANGOLA: Capoeira Ancestral” terá sua avant premiere hoje, quinta-feira, dia 07 de abril, às 13h, durante o 3º Encontro Nacional de Capoeira Angola. Ele será reexibido amanhã, sexta-feira, dia 08, no mesmo horário. O encontro vem acontecendo desde 5 de abril vai até dia 9, na Funarte, com entrada franca, é realizado pelo Grupo Iuna de Capoeira Angola, com os recursos do Fundo Municipal de Cultura. Com rodas, palestras, seminários, oficinas de Capoeira Angola e mostras de filmes, o evento vem sendo realizado desde 1999 e tornou-se referência para a comunidade capoeirística de Minas Gerais. Nesse ano serão homenageados os mestres Cavalieri, Boca e Dunga e vindos diretamente de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano, os mestres Felipe e Ivan, e Mestre Lua, de Salvador. Confira a programação completa em http://grupoiuna.blogspot.com/.

SINOPSE: Apertem os cintos! Vamos embarcar numa viagem para o passado. O nosso passado, o do povo brasileiro e da capoeira angola. Um passado bem antigo, de bem mais de 400 anos atrás, quando começaram a chegar ao brasil os primeiros negros africanos. Visitaremos a áfrica antiga, as fazendas de cana da bahia, o quilombo do palmares, zumbi e o rei ganga zumba em alagoas. O trabalho duro nos portos de recife. No recôncavo baiano conheceremos o besouro de macangá, o samba e política das vilas e favelas no rio de janeiro, com suas "maltas" de capoeiristas. Veremos que o governo do brasil republicano teve medo da organização do negro liberto e por isso fez da capoeira um crime. E veremos, principalmente, que o povo negro é lindo! Que nossa liberdade não tem amarras, nem fronteiras. Ainda mais quando se sabe valorizar a sua cultura e a sua herança ancestral.

ANIMADORES MIRINS ESTARÃO PRESENTES

Os alunos e professores da Escola Integrada da Escola Municipal Hugo Werneck estarão presentes na estréia do curta “ANGOLA: Capoeira Ancestral”. Ele é resultado da Oficina de Animação e Contação de Histórias, da qual participaram dez crianças do programa Escola Integrada na comunidade do Morro do Cascalho, bairro Morro Alto, Belo Horizonte, MG. Eles foram selecionados para ajudar a construir uma parte da narrativa do documentário "PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá" e criaram cenas que remontam 400 anos da Capoeira no Brasil. A oficina atuou como uma ferramenta de resgate dessas memórias não registradas e um instrumento de interação e reflexão social.


PRÉ-LANÇAMENTO do DVD

“PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá”

A avant premier do curta "ANGOLA: Capoeira Ancestral" integra as atividades de pré-lançamento do DVD “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá”. Ele é o resultado de seis anos de trabalho e envolvimento da comunidade capoeirística angoleira de cinco estados brasileiros.


PAZ NO MUNDO CAMARÁ em números
6 anos de produção
Mais de 40 profissionais envolvidos
5 estados pesquisados
58 locações (15 MG, 25 RJ, 12 BA, 5 PE, 1 AL).
51 entrevistados:
25 mestres de capoeira angola,
18 mestres da cultura popular/agentes culturais,
8 pesquisadores
25 alunos tiveram contato com o mundo audiovisual
Com 35% das verbas reais
Realizamos 70% de nossos objetivos.


Conteúdo do DVD:http://paznomundocamara.blogspot.com/

EDIÇÃO LIMITADA. Faça logo sua reserva:falecom@atosimagens.com.br


CONTEÚDO DO DVD: 8 PRODUTOS CULTURAIS

VIDEOS:
1) “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá”
Documentario televisivo (52 minutos, Brasil: RJ, BA, PE, AL e MG);
2) “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá- Minas Gerais”, Curta metragem (19 minutos, Minas Gerais) – produzido pelos alunos da Oficina de Produção Audiovisual “Documentos de Si”;
3) Making Off da Oficina de Produção Audiovisual "Documentos de Si"– 13 capoeiristas capacitados em Audiovisual - 4 min;

FOTOS:
4) Fotos de Cena (Still) no Brasil;
5) Referências Pesquisa Histórica;
6) Pesquisa iconográfica Arquivo Nacional;

TEXTOS:
7) Revista Angoleiro é o que Eu Sou!;
8) Encarte- Resumo da Pesquisa in loco em MG, BA, RJ, PE e AL sobre a capoeira angola no Brasil.


Conheça os outros sete produtos culturais do projeto:http://paznomundocamara.blogspot.com/

Esse projeto recebeu o Prêmio Capoeira Viva e possui patrocínio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, BDMG, Governo de Minas, Petrobrás e Governo Federal. Foi desenvolvido em parceria com o Ponto de Cultura Flor do Cascalho e a Casa Civil da Presidência da República e possui apoio do Pão de Queijo Notícias, Instituto Caribé e Gegê Produções. Toda a pesquisa e os produtos culturais desse projeto foram criados para dar suporte pedagógico ao cumprimento da Lei 10639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".


SERVIÇO
EVENTO: Avant premiere do curta metragem “ANGOLA: Capoeira Ancestral” durante o 3º Encontro Nacional de Capoeira Angola

DATA: 7 e 8 de abril de 2011

HORÁRIO: 13h

LOCAL: FUNARTE, R. Januária, 68, Floresta / BH/MG

INFORMAÇÕES: (31) 34835301


Nenhum comentário:

Postar um comentário