sexta-feira, 3 de junho de 2011

PRIMEIROS RESULTADOS "PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá"


PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá é um projeto intermidiático para valorização e difusão da cultura afro-brasileira no Brasil. Entre 2008 a 2010 estivemos em várias localidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Alagoas para descobrir "quais foram os movimentos, realizados pela Capoeira Angola para deixar de ser percebida socialmente como uma prática da malandragem e, em menos de 100 anos, se transformar em um instrumento de PAZ no MUNDO".

Resultaram dessa pesquisa inédita 16 produtos culturais. Oito deles integram o DVD "PAZ NO MUNDO CAMARÁ: Capoeira Angola e a volta que o mundo dá" (Lançamento previsto para agosto de 2011)

CONTEÚDO do DVD

VÍDEOS

1 - Documentario televisivo (54 minutos, Brasil: RJ, BA, PE, AL e MG)

2 - Curta metragem (19 minutos, Minas Gerais) – produzido pelos alunos da Oficina de Produção Audiovisual “Documentos de Si”

ASSISTA AO CURTA PAZ NO MUNDO CAMARÁ: A CAPOEIRA ANGOLA E A VOLTA QUE O MUNDO DÁ - MG, NO DIA 01 de AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA),
ÀS 18H. (Canais: 66 Sky e Net, e 59 Oi TV)

3 - Making Off da Oficina de Produção Audiovisual "Documentos de Si" ( 4 min)

FOTOS

4 - Fotos de Cena (Still) no Brasil

5 - Referências Pesquisa Histórica

6 - Pesquisa iconográfica Arquivo Nacional

TEXTOS


8 - Encarte Pesquisa in loco em MG, BA, RJ, PE e AL sobre a capoeira angola no Brasil

PROCESSO DE CRIAÇÃO INCLUSIVO

O conteúdo dos produtos culturais do projeto PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá , foram produzidos em conjunto ou pelos próprios agentes culturais de diversos segmentos da cultura brasileira como o samba, o reggae, o hip hop, o teatro, o congado, o candomblé, as danças afro e contemporânea e a capoeira angola. Somente na produção da parte vídeográfica do projeto (que possui também fotos e textos) estavam envolvidas 126 pessoas, entre entrevistados, profissionais e alunos em capacitação. No período de gravações estivemos em 58 locações: 15 MG, 25 RJ, 12 BA, 5 PE, 1 AL. Entrevistamos 51 pessoas: 25 mestres de capoeira angola, 18 mestres da cultura popular/agentes culturais, 8 pesquisadores. Nossa equipe técnica teve mais de 50 profissionais envolvidos. As Oficinas de Produção Audiovisual Documentos de Si e Oficina de Animação e Contação de Histórias do projeto possibilitaram o 1º contato com produção audiovisual para 25 crianças e jovens carentes da região metropolitana de BH: 13 capoeiristas da ACESA (representantes de cada uma das 10 frentes de trabalho da ACESA na região Metropolitana de Belo Horizonte) e 12 alunos da Escola Integral da Escola Municipal Hugo Werneck, região do Morro Alto, Comunidade do Cascalho, Belo Horizonte.

JÁ PODEMOS CITAR ALGUNS RESULTADOS















das oficinas criadas pela ATOS exclusivamente para o projeto acima citado. A Oficina de Produção Audiovisual Documentos de Si foi realizada em parceria com o Ponto de Cultura Flor do Cascalho (da ACESA), e utilizada como maneira de capacitar pessoal e fomentar o uso dos equipamentos, na época recém comprados, para o Ponto de Cultura. Dentre os alunos capacitados destacamos o Otávio, que na oficina atuou como roteirista. Ele é aluno de capoeira angola do Flor do Cascalho e do curso de turismo da UFMG. A vivencia na Oficina despertou nele o interesse em realizar um estágio acadêmico na área de Marketing Cultural (elaboração de projetos para leis de incentivo a cultura), na ATOS Central de Imagens, o qual realizamos com contrato firmado em parceria com a UFMG, entre abril a setembro de 2009. Logo após ao estágio Otávio elaborou um projeto para a construção de um Estúdio Popular no referido Ponto de Cultura. O projeto foi aprovado tanto no Fundo Municipal de Cultura, quanto na Lei Estadual de Cultura de 2010. Hoje já possui patrocínio da Vivo e está em fase de construção. O projeto do Estúdio Popular também garantiu a SUSTENTABILIDADE e continuidade dos trabalhos do Ponto de Cultura, que acaba nesse ano o seu convenio com o governo federal. Quando estiver pronto, o Estudio Popular produzirá 40 novos CDs, para 40 grupos culturais populares da Região Metropolitana de BH, que até então não haviam registrado seu trabalho cultural.

A Oficina de Animação e Contação de Histórias, realizada em julho de 2009 mudou a rotina escolar dos 13 alunos, despertando neles um grande interesse por produção audiovisual. Inclusive no ultimo dia 30 de março (2011), 23 alunos dessa escola participaram da Avant Premier do curta metragem que eles ajudaram a construir, intitulado ANGOLA: Capoeira Ancestral. O evento aconteceu na FUNARTE, durante o III Encontro Nacional de Capoeira Angola de Belo Horizonte. Antes e depois da exibição as crianças falaram no palco com entusiasmo sobre a sua participação na construção desse filme como uma experiência positiva em suas vidas, capaz de mudar suas perspectivas futuras. A boa experiência da parceria com a Oficina fortaleceu ainda mais a parceria entre o Ponto de Cultura Flor do Cascalho e a escola Integral Hugo Werneck, que agora leva semanalmente 30 de seus alunos para participarem das aulas de capoeira angola do Ponto de Cultura Flor do Cascalho.

No momento realizamos 93% do projeto e abaixo listamos os Produtos Culturais já finalizados.

1- Pesquisa e Gravação no Brasil: RJ (Rio de Janeiro e Duque da Caxias), BA (Salvador e Santo Amaro da Purificação), PE (Recife e Olinda), AL ( Serra da Barriga: Quilombo dos Palmares)
( FINALIZADO, 2009)

2- Oficina de Produção Audiovisual “Documentos de Si” – 13 jovens capoeiristas capacitados (FINALIZADO, 2009)

3- Oficina de Animação e Contação de Histórias – 10 alunos da Escola Hugo Verneck (parceria Escola Integrada) (FINALIZADO, 2009)

4- Curta Metragem - PAZ NO MUNDO CAMARÁ : A CAPOEIRA ANGOLA E A VOLTA QUE O MUNDO DÁ: MINAS GERAIS (15 minutos – produzidos pelos alunos da Oficina de Produção Audiovisual) Está sendo exibido no Canal Brasil (59) (FINALIZADO, 2010)

5- Exposição Fotográfica Documentos de Si (MATERIAL FINALIZADO, 2009)

6- Edição 3 da Revista “Angoleiro é o que Eu Sou” (MATERIAL FINALIZADO, 2009)

7- Reformulação do site: www.eusouangoleiro.org.br (MATERIAL FINALIZADO, 2009)

8- Evento de Lançamento dos Produtos Culturais: dia 17/11 – Centro Cultural UFMG, 05/12 – Palácio das Arte (FINALIZADO, 2009)

9- Animação infantil “Angola: Capoeira Ancestral” (MATERIAL FINALIZADO, 2011)

10- Um curta Making Of: Oficina de Produção Audiovisual; (MATERIAL FINALIZADO, 2011)

11- Um video (10 minutos) com fotos Still (das gravações) pelo Brasil (MATERIAL FINALIZADO, 2011)

12- Um video de 14 minutos com fotos da pesquisa iconografica do Arquivo Nacional (MATERIAL FINALIZADO, 2011)

13- Um video de 8 minutos com fotos das capasdo material de pesquisa (MATERIAL FINALIZADO, 2011)

14- O encarte do dvd digitalizado (14 páginas – Brasil) com resumo da conclusão da pesquisa histórica realizada em MG, RJ, BA, PE e AL. (MATERIAL FINALIZADO, 2011)

EM PROCESSO DE PRODUÇÃO

15- Documentário Televisivo: PAZ NO MUNDO CAMARÁ: A CAPOEIRA ANGOLA E A VOLTA QUE O MUNDO DÁ (54 min)

16- Eventos de Lançamento do DVD com projeção de trechos dos filmes e rodas de Capoeira Angola


APOIADORES:
Centro Cultural UFMG Flor do Cascalho IPHAN Fundação Palmares Estúdio Quanta Arquivo Nacional-Casa Civil Presidência da República Gráfica O Lutador PQN Comunicação Gege Produções Artísticas Canal Brasil CTAv Instituto Carybé


PATROCINADORES:



Nenhum comentário:

Postar um comentário