Seis anos foram necessários para que o DVD "PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá" deixasse de ser uma idéia e se tornasse um produto cultural audiovisual. Agradecemos, de público, a cada uma das pessoas que doaram seu tempo e seu trabalho para a concretização desse objetivo. Agradecimentos mais que especiais aos mestres populares (recebam nossas estimas através de um agradecimento especial ao mestre João Pequeno de Pastinha †), aos capoeiristas (especialmente ao mestre João Angoleiro), aos patrocinadores e aos profissionais de cinema e jornalismo. Sem vocês nada disso teria sentido ou seria possível. Agora é colocar o DVD para dar a volta ao mundo! Muito axé camaradas!
SOBRE O PROJETO
"PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá" se propôs a potencializar as ações culturais do Ponto de Cultura Flor do Cascalho através da pesquisa e o fazer audiovisual, para tornar-se uma referência de estudos não acadêmicos sobre capoeira angola. Com os recursos obtidos foi realizada uma pesquisa inédita no Brasil (BA, RJ, PE e QUILOMBO DOS PALMARES) sobre a ORIGEM DA CAPOEIRA ANGOLA, SITUANDO MINAS GERAIS NA CONTEMPORÂNEIDADE DESTE CONTEXTO. A proposta foi investigar quais teriam sido os movimentos feitos pela a capoeira angola para mudar sua percepção social de luta praticada pela “marginalidade” e se transformar em menos de um século “num instrumento de paz no mundo”.
SOBRE O PROJETO
"PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá" se propôs a potencializar as ações culturais do Ponto de Cultura Flor do Cascalho através da pesquisa e o fazer audiovisual, para tornar-se uma referência de estudos não acadêmicos sobre capoeira angola. Com os recursos obtidos foi realizada uma pesquisa inédita no Brasil (BA, RJ, PE e QUILOMBO DOS PALMARES) sobre a ORIGEM DA CAPOEIRA ANGOLA, SITUANDO MINAS GERAIS NA CONTEMPORÂNEIDADE DESTE CONTEXTO. A proposta foi investigar quais teriam sido os movimentos feitos pela a capoeira angola para mudar sua percepção social de luta praticada pela “marginalidade” e se transformar em menos de um século “num instrumento de paz no mundo”.
O projeto intermidiático foi realizado entre maio de 2008 e dezembro de 2012 pela produtora audiovisual ATOS Central de Imagens em co-produção com a Associação Cultural Eu Sou Angoleiro (Acesa). Possui coordenação técnica
do mestre João Angoleiro e Produção Exectutiva/Direção de Carem Abreu.
Foi financiado com os recursos do Fundo Estadual de Cultura e do Prêmio Capoeira
Viva 2007 (MINC). Obteve o apoio do Centro Técnico do Audiovisual (CTAV) e da Casa Civil
da Presidência da República, contou com 58 locações em Minas Gerais, Rio de
Janeiro, Bahia, Pernambuco e Alagoas. Ao todo, foram entrevistadas mais de 50
pessoas, entre mestres de capoeira angola, além de mestres da cultura popular, agentes culturais e
pesquisadores, e uma equipe técnica de mais de 50 profissionais.
Resultaram
desse esforço de produção os 20 produtos/ações culturais listados a seguir:
1- Pesquisa documental, iconografica e oral: RJ (Rio de Janeiro), BA (Salvador)
2- Gravação
no Brasil: RJ (Rio de Janeiro e Duque da Caxias), BA (Salvador e Santo Amaro da
Purificação), PE (Recife e Olinda), AL ( Serra da Barriga: Quilombo dos
Palmares)
Contra capa do DVD (parte interna) |
3- Oficina de
Produção Audiovisual “Documentos de Si”: com 13 jovens capoeiristas capacitados,
realizada no Ponto de Cultura Flor do Cascalho e na ATOS Central de Imagens
http://paznomundocamara.blogspot.com.br/2010/06/oficina-de-producao-audiovisual.html
http://paznomundocamara.blogspot.com.br/2010/06/oficina-de-producao-audiovisual.html
4- Oficina de
Animação e Contação de Histórias: para 10 alunos da Escola Municipal Hugo
Verneck (parceria Escola Integrada), realizada no Ponto de Cultura Flor do
Cascalho
http://paznomundocamara.blogspot.com.br/2010/06/oficina-de-animacao-e-contacao-de.html
http://paznomundocamara.blogspot.com.br/2010/06/oficina-de-animacao-e-contacao-de.html
5- Curta
Metragem “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá-
Minas Gerais” (19 minutos) – produzido pelos alunos da Oficina de Produção
Audiovisual
(http://paznomundocamara.blogspot.com/2011/07/volta-ao-mundo.html)
(http://paznomundocamara.blogspot.com/2011/07/volta-ao-mundo.html)
6- Exibição no Canal Brasil (contrato 2010/2012): Curta
Metragem “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá-
Minas Gerais”
7- Exposição
Fotográfica Documentos de Si (integra a
contracapa do DVD )
8- Edição 3
da Revista “ Angoleiro é o que Eu Sou”
12- Dois
eventos Lançamento dos Produtos Culturais (Revista, site, exposição e curta
metragem): 17/11/2009 – Centro Cultural UFMG, 05/12/2009 – Palácio das Artes
13- Vídeo animação “Angola: Capoeira Ancestral”, sobre
a Origem da Capoeira Angola para crianças.
http://www.youtube.com/watch?v=2TaQL9i5Wo0
http://www.youtube.com/watch?v=2TaQL9i5Wo0
14- Avan Premiere da Animação “Angola: Capoeira Ancestral”, durante o evento
15- Documentario televisivo “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a
volta que o mundo dá – BRASIL” (54 minutos,
Brasil: RJ, BA, PE, AL e MG)
18- 200 cópias do DVD “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta
que o mundo dá”. Conteúdo do DVD:
· “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta
que o mundo dá- BRASIL”. Documentário televisivo
(54 minutos, Brasil: RJ, BA, PE, AL e MG)
· “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira
Angola e a volta que o mundo dá- MINAS GERAIS”. Curta metragem (19 minutos, Minas Gerais)
· Oficina de Produção Audiovisual:
Curta Making Of (3 minutos) da Oficina de Produção Audiovisual “Documentos de
Si”, que produziu o curta metragem.
· Encarte com resumo das conclusões da pesquisa histórica (12 páginas)
19- Pré-estréia
do Documentário televisivo “PAZ NO MUNDO
CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá- BRASIL”
09/06/2012 – Evento Aldeia Kilombo Século 21 (espaço CentoeQuatro, Belo Horizonte, Minas Gerais); http://www.otempo.com.br/pampulha/noticias/?IdNoticia=10398&fb_source=message
08/07/2012 – Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (São Jorge, Alto Paraíso, Goiás)
08/07/2012 – Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (São Jorge, Alto Paraíso, Goiás)
02/12/2012 – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte – ForumDoc.BH.2012 http://www.forumdoc.org.br/?reviews=paz-no-mundo-camara
SOBRE O DVD
“PAZ
NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a
volta que o mundo dá”
(com legendagem em Português, Inglês e Espanhol)
SINOPSE: A Capoeira Angola não é apenas uma dança, uma luta, um jeito brasileiro de viver a vida que vem sendo elaborado nos ultimos seis séculos. A Capoeira Angola é história, ela é inclusão social, é cultura de raiz. E hoje ela traz a você uma versão inédita da história do Brasil: a da africanidade incrustada na identidade cultural brasileira através dos movimentos de luta e resistência do povo negro na diáspora. Afinal, como será que a capoeira mudou, em menos de um século, a maneira como é percebida socialmente, deixando de ser uma temida manifestação popular e primeiro crime instituído na República, para se tornar um instrumento de paz mundial, símbolo maior da cultura brasileira e patrimônio imaterial do país? Quais teriam sido os movimentos feitos por essa capoeira de raiz para vencer tamanha estigmatização? Mais de 40 mestres da capoeira angola e das culturas populares de raiz, além de artistas brasileiros e pesquisadores do universo capoeirístico da Bahia, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Pernambuco – do antigo Quilombo dos Palmares – compartilham algumas respostas para essas questões no DVD “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá”. A obra destaca quatro “movimentos de libertação” que contribuíram com a mudança da percepção social sobre a capoeira no Brasil e no mundo durante os últimos seis séculos. São eles: Da Diáspora à Origem (séculos XVI, XVII e XVIII); Marginalização e Perseguição (séculos XVIII, XIX e XX); Folclorização e Institucionalização (séculos XX e XXI); e Globalização e Projetos Sociais (séculos XX e XXI).
SINOPSE: A Capoeira Angola não é apenas uma dança, uma luta, um jeito brasileiro de viver a vida que vem sendo elaborado nos ultimos seis séculos. A Capoeira Angola é história, ela é inclusão social, é cultura de raiz. E hoje ela traz a você uma versão inédita da história do Brasil: a da africanidade incrustada na identidade cultural brasileira através dos movimentos de luta e resistência do povo negro na diáspora. Afinal, como será que a capoeira mudou, em menos de um século, a maneira como é percebida socialmente, deixando de ser uma temida manifestação popular e primeiro crime instituído na República, para se tornar um instrumento de paz mundial, símbolo maior da cultura brasileira e patrimônio imaterial do país? Quais teriam sido os movimentos feitos por essa capoeira de raiz para vencer tamanha estigmatização? Mais de 40 mestres da capoeira angola e das culturas populares de raiz, além de artistas brasileiros e pesquisadores do universo capoeirístico da Bahia, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Pernambuco – do antigo Quilombo dos Palmares – compartilham algumas respostas para essas questões no DVD “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá”. A obra destaca quatro “movimentos de libertação” que contribuíram com a mudança da percepção social sobre a capoeira no Brasil e no mundo durante os últimos seis séculos. São eles: Da Diáspora à Origem (séculos XVI, XVII e XVIII); Marginalização e Perseguição (séculos XVIII, XIX e XX); Folclorização e Institucionalização (séculos XX e XXI); e Globalização e Projetos Sociais (séculos XX e XXI).
DESTAQUES:
RESULTADOS SÓCIoculturais
Com os recursos obtidos pelo patrocínio do Fundo Estadual de Cultura foram produzidas 200 cópias do DVD. Dessas, 10 cópias já foram entregues a Biblioteca Luiz de Bessa a título de contrapartida (veja documento anexo). O restante dos DVDs serão distribuídas em momento oportuno para as frentes de trabalho da Associação Cutural Eu Sou Angoleiro e grupos de capoeira angola da região Metropolitana de BH e dos grupos de capoeira entrevistados nos outros estados pesquisados (80); 20 cópias para tvs; 30 copias para festivais e mostras de cinema; 25 para Ministerio das Relações Exteriores; 35 reserva técnica para formadores de opinião.
RESULTADOS SÓCIoculturais
Com os recursos obtidos pelo patrocínio do Fundo Estadual de Cultura foram produzidas 200 cópias do DVD. Dessas, 10 cópias já foram entregues a Biblioteca Luiz de Bessa a título de contrapartida (veja documento anexo). O restante dos DVDs serão distribuídas em momento oportuno para as frentes de trabalho da Associação Cutural Eu Sou Angoleiro e grupos de capoeira angola da região Metropolitana de BH e dos grupos de capoeira entrevistados nos outros estados pesquisados (80); 20 cópias para tvs; 30 copias para festivais e mostras de cinema; 25 para Ministerio das Relações Exteriores; 35 reserva técnica para formadores de opinião.
1) LANçAmento OFICIAL / PRÉ-ESTRÉia documentário
televisivo
PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá- BRASIL
PÚBLICO DIRETO: 1000 pessoas
* 02/12/2012 – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte – ForumDoc.BH.2012; PÚBLICO DIRETO: 200 pessoas
* 09/06/2012 – Evento Aldeia Kilombo Século 21 (espaço CentoeQuatro, Belo Horizonte, Minas Gerais); PÚBLICO DIRETO: 600 pessoas
* 02/12/2012 – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte – ForumDoc.BH.2012; PÚBLICO DIRETO: 200 pessoas
* 09/06/2012 – Evento Aldeia Kilombo Século 21 (espaço CentoeQuatro, Belo Horizonte, Minas Gerais); PÚBLICO DIRETO: 600 pessoas
* 28/07/2012 – Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (São Jorge, Alto Paraíso, Goiás); PÚBLICO DIRETO: 200 pessoas
2) Documentário televisivo “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta
que o mundo dá- BRASIL”. (54 minutos, Brasil: RJ, BA, PE, AL e MG)
ENTREVISTADOS E LOCAÇOES NO BRASIL:
2.1) BAHIA - Salvador e Recôncavo Bahiano (Santo Amaro da Purificação)
ENTREVISTADOS:
1- Mestre João Pequeno (Academia João Pequeno de Pastinha);
2- Mestre Curió (Academia Irmãos Gêmeos);
3- Mestre Boca Rica (Academia Capoeira da Bahia)
4- Mestre Gildo Alfinete (Ass. Brasileira de Capoeira Angola);
5- Mestre Lua Rasta (Capoeira de Rua);
6- Mestra Janja (Grupo N´Zinga – Pesquisadora Dra);
7- Mestre Augusto Januário (Capoeirista e pesquisador);
8- Mestre Moraes (Grupo Capoeira Angola Pelourinho – Pesquisador);
9- Mestre Felipe (Santo Amaro da Purificação);
10- Mestre Ciro (Santo Amaro da Purificação);
11- Fred Abreu (pesquisador e coordenador do Instituto Jair Moura);
12 - Carlos Eugênio Líbano Soares (pesquisador);
13 - Emília Biancardi- (Coordenadora do Museu dos Instrumentos e antiga capoerista);
14- Adriana Albert (capoeirista e pesquisadora);
15- Pedro Abib (capoeirista e pesquisador);
16- Seu João Batista (Recôncavo – conta história de Besouro de Mangangá).
1- Mestre João Pequeno (Academia João Pequeno de Pastinha);
2- Mestre Curió (Academia Irmãos Gêmeos);
3- Mestre Boca Rica (Academia Capoeira da Bahia)
4- Mestre Gildo Alfinete (Ass. Brasileira de Capoeira Angola);
5- Mestre Lua Rasta (Capoeira de Rua);
6- Mestra Janja (Grupo N´Zinga – Pesquisadora Dra);
7- Mestre Augusto Januário (Capoeirista e pesquisador);
8- Mestre Moraes (Grupo Capoeira Angola Pelourinho – Pesquisador);
9- Mestre Felipe (Santo Amaro da Purificação);
10- Mestre Ciro (Santo Amaro da Purificação);
11- Fred Abreu (pesquisador e coordenador do Instituto Jair Moura);
12 - Carlos Eugênio Líbano Soares (pesquisador);
13 - Emília Biancardi- (Coordenadora do Museu dos Instrumentos e antiga capoerista);
14- Adriana Albert (capoeirista e pesquisadora);
15- Pedro Abib (capoeirista e pesquisador);
16- Seu João Batista (Recôncavo – conta história de Besouro de Mangangá).
LOCAÇÕES: região portuária e mais de 12
(relação da capoeiragem da BA no Sec XIX e no sec XXI).
2.2)
RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro e Duque
de Caxias
ENTREVISTADOS:
1- Mestre Manoel (Grupo Ypiranga de Pastinha- Complexo da Maré);
2- Mestre Gil Velho (Grupo Senzala); 3- Mestre Russo (Duque de Caxias);
1- Mestre Manoel (Grupo Ypiranga de Pastinha- Complexo da Maré);
2- Mestre Gil Velho (Grupo Senzala); 3- Mestre Russo (Duque de Caxias);
LOCAÇÕES: Grupo Flor da Gente (Mestre
Mano); região portuária e mais de 20 no Centro do RJ (relação da capoeiragem do
RJ no Sec XIX e no sec XXI). FONTES ARQUIVÍSTICAS: Arquivo Nacional, Museu do
Folclore e Iphan.
2.3)
PERNAMBUCO – Recife e Olinda
ENTREVISTADO:
1- Mestre Sapo (Grupo de Capoeira Angola Mãe, Olinda).
LOCAÇÕES: região portuária e mais de 15 locações entre Recife e Olinda (relação entre Recife / Olinda no Sec XIX e no sec XXI)
1- Mestre Sapo (Grupo de Capoeira Angola Mãe, Olinda).
LOCAÇÕES: região portuária e mais de 15 locações entre Recife e Olinda (relação entre Recife / Olinda no Sec XIX e no sec XXI)
2.4)
ALAGOAS – União dos Palmares- Serra da Barriga
ENTREVISTADO:
1- Mestre Cláudio sobre a importância do Curral dos Macacos no Quilombo dos Palmares, história do Quilombo, de Ganga Zumba e Zumbi.
1- Mestre Cláudio sobre a importância do Curral dos Macacos no Quilombo dos Palmares, história do Quilombo, de Ganga Zumba e Zumbi.
LOCAÇÕES: mais de 10 dentro do Parque
Memorial Quilombo dos Palmares.
2.5)
MINAS GERAIS- Belo Horizonte
ENTREVISTADOS:
1- Mestre Rogério (Associação Cultural Angola Dobrada – ACAD, Santa Tereza);
2- Mestre Jurandir (Fundação Internacional de Capoeira Angola- FICA - Bairro Bonfim);
3- Mestre Primo (Grupo Iúna de Capoeira Angola – Bairro Saudade);
4- Mestre Leo (Grupo Meninos de Palmares - Alto Vera Cruz);
5- Mestre Dunga (Grupo Senzala Eu Bahia – Praça Sete);
6-Mestre João Angoleiro (Associação Cultural Eu Sou Angoleiro – ACESA Centro);
7- Treinél Ricardo Manaus (Flor do Cascalho- ACESA Morro das Pedras);
8- Treinel Gino (Grupo ILÚ AIÊ/ ACESA - Bairro Nacional);
9- Contra Mestre Medonha (Alto Vera Cruz);
10- Contra Mestre Renê (Grupo Camujerê – Parque Municipal);
11- Mestre Márcio Alexandre (Dança Afro – Parque Municipal);
12- Junia Bertolino (Dançarina Afro – Parque Municipal;
13- Marilene (Dança Afro - Parque Municipal);
14- Flavia Soares (Dançarina Afro - Parque Municipal);
15- Negoativo – Mestre de Capoeira e músico (Academia Porto de Minas – Banda:Berimbrow – Bairro Maria Goreti);
16- Mauricio Tizumba (ator interpretou trechos da peça “Besouro de Mangangá” – Praça de Santa Tereza);
17- Rui Moreira (Cia de Dança Será Quê? – Teatro Alterosa);
18- Alexandre Partideiro (compositor samba de roda “Partideiro de Angola” – Pedreira Prado Lopes);
19- Dona Elisa (velha guarda do samba de BH - Pedreira Prado Lopes);
20- Mestre Conga (Velha guarda do samba de BH -Pedreira Prado Lopes);
21- Candomblé de Dona Efigenia (Floresta);
22- Congado (Reinado de dona Isabel – Bairro Concórdia);
23- Mestre Cobra Mansa (Fundação Internacional de Capoeira Angola – Fica);
24- Mestre Indio (Associação Cultural Angola Dobrada – ACAD, Santa Tereza);
1- Mestre Rogério (Associação Cultural Angola Dobrada – ACAD, Santa Tereza);
2- Mestre Jurandir (Fundação Internacional de Capoeira Angola- FICA - Bairro Bonfim);
3- Mestre Primo (Grupo Iúna de Capoeira Angola – Bairro Saudade);
4- Mestre Leo (Grupo Meninos de Palmares - Alto Vera Cruz);
5- Mestre Dunga (Grupo Senzala Eu Bahia – Praça Sete);
6-Mestre João Angoleiro (Associação Cultural Eu Sou Angoleiro – ACESA Centro);
7- Treinél Ricardo Manaus (Flor do Cascalho- ACESA Morro das Pedras);
8- Treinel Gino (Grupo ILÚ AIÊ/ ACESA - Bairro Nacional);
9- Contra Mestre Medonha (Alto Vera Cruz);
10- Contra Mestre Renê (Grupo Camujerê – Parque Municipal);
11- Mestre Márcio Alexandre (Dança Afro – Parque Municipal);
12- Junia Bertolino (Dançarina Afro – Parque Municipal;
13- Marilene (Dança Afro - Parque Municipal);
14- Flavia Soares (Dançarina Afro - Parque Municipal);
15- Negoativo – Mestre de Capoeira e músico (Academia Porto de Minas – Banda:Berimbrow – Bairro Maria Goreti);
16- Mauricio Tizumba (ator interpretou trechos da peça “Besouro de Mangangá” – Praça de Santa Tereza);
17- Rui Moreira (Cia de Dança Será Quê? – Teatro Alterosa);
18- Alexandre Partideiro (compositor samba de roda “Partideiro de Angola” – Pedreira Prado Lopes);
19- Dona Elisa (velha guarda do samba de BH - Pedreira Prado Lopes);
20- Mestre Conga (Velha guarda do samba de BH -Pedreira Prado Lopes);
21- Candomblé de Dona Efigenia (Floresta);
22- Congado (Reinado de dona Isabel – Bairro Concórdia);
23- Mestre Cobra Mansa (Fundação Internacional de Capoeira Angola – Fica);
24- Mestre Indio (Associação Cultural Angola Dobrada – ACAD, Santa Tereza);
2.6) FONTES ARQUIVÍSTICAS:
- RJ: 1- Arquivo
Nacional (mais de 250 fotos/imagens - doadas através de parceria com a Casa Civil da Presidência da Republica)
2- Museu do Folclore (Fotos e Livros
sobre capoeira angola); 3- Iphan
(Pesquisa e Livros sobre capoeira angola)
-
BA: 4- Instituto Jair
Moura (Fotos e Livros sobre capoeira angola); 5- Museu Afro-Brasileiro (Fotos e objetos sobre capoeira angola); 6- Acervo pessoal de Mestre Gildo Alfinete (Fotos
exclusivas de Mestre Pastinha); 7- Instituto Carybé (fotos arquivo)
RESULTADOS
INSTITUCIONAIS
Para a execução desse projeto foram realizadas as
seguintes parcerias instituicionais:
- * Prêmio Capoeira Viva 2007 – parte dos
recursos para realização da Oficina de Produção Audiovisual “Documentos de Si”
e Revista Angoleiro é o que Eu Sou. Valor: R$ 20.000,00 (em dinheiro). Prêmio
obtido através de Edital Nacional. Este projeto foi um dos seis selecionados em
Minas Gerais, num universo de 40 projetos selecionados no Brasil.
-
* Casa Civil da Presidência da República/
Arquivo Nacional (RJ) – disponibilização de material icnográfico, com mais de
200 fotos e alguns videos.
-
* Univesidades FUMEC – Laboratório de Desing de Som – Edição de Aúdio do documentário televisivo.
* Univesidades FUMEC – Laboratório de Desing de Som – Edição de Aúdio do documentário televisivo.
-
* Centro Técnico do Audiovisual (CTAv) – Mixagem do documentarios televisivo. O projeto PAZ NO MUNDO CAMARÁ, foi um dos 20 filmes brasileiros selecionados pelo CTAv em 2011 para obterem tratamento de som. Sendo o único representante de Minas Gerais.
* Centro Técnico do Audiovisual (CTAv) – Mixagem do documentarios televisivo. O projeto PAZ NO MUNDO CAMARÁ, foi um dos 20 filmes brasileiros selecionados pelo CTAv em 2011 para obterem tratamento de som. Sendo o único representante de Minas Gerais.
- * Instituto Carybé – autorização de
veiculação de imagens das obras de Carybé.
- * Gegê Produções – autorização de veiculação
de trilha sonora da música “Parabólica Camará”, de Gilberto Gil.
- * Fundação Palmares – autorização para
filmagem no Memorial dos Palmares (Serra da Barriga, Alagoas ) e audios que
integram acervo do memorial.
- * Instituto do Patrimônio Histórico Nacional
(IPHAN), Instituto do Patrimônio Histórico da Bahia, Museu do Folclore – imagens
e acervo bibliográfico
-
* Grupo Ypiranga de Pastinha, Alexandre Partideiro, Lena Santos, mestres Felipe, Gildo Alfinete, Negoativo – Trilha Sonora
* Grupo Ypiranga de Pastinha, Alexandre Partideiro, Lena Santos, mestres Felipe, Gildo Alfinete, Negoativo – Trilha Sonora
-
-
* ATOS Central de Imagens – investimento em
recursos e serviços complementares a contrapartida estipulada, para a finalização
do projeto.
Até o dia 06 de
agosto de 2012 esse projeto realizou
INTERLOCUÇÃO
DIRETA- com 2644 pessoas, de cinco
estados do Brasil
INTERLOCUÇÃO
VIRTUAL - (via internet) com 12.315 pessoas
ENTREVISTADOS - 46
Minas Gerais – 24 entrevistados; 9 grupos de capoeira angola e 13 outros tipos de expressões culturais
Minas Gerais – 24 entrevistados; 9 grupos de capoeira angola e 13 outros tipos de expressões culturais
Bahia – 15; 10
grupos de capoeira angola e 5 pesquisadores
Rio de Janeiro – 5;
4 grupos de capoeira angola, 1 pesquisador
Pernambuco- 1 grupo
de capoeira angola
Alagoas- 1
instituição
INTERNET – 12.315 acesos até 06/08/12
Video “Angola:
Capoeira Ancestral”- 2805 wiers
Trailer do
Documentario televisivo - 1736 wiers
Blog- 7577 wiers
Redes Sociais - 197membros
EVENTOS DE LANÇAMENTO – 2800 pessoas
2012: 1600 pessoas
ForumDoc.BH: 200 pessoas
Aldeia Kilombo: 800 pessoas
Aldeia Kilombo: 800 pessoas
Encontro de Culturas Tradicionais: 600 pessoas
2009: 1200 pessoas
Centro Cultural: 900
Palácio das Artes (BH): 300
Nenhum comentário:
Postar um comentário