quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Retrospectiva Mostra CineAfroBH 2014 | Samba | Dona Eliza

A #4 sessão da Mostra CineAfroBH aconteceu no dia 08 de novembro de 2014, no bairro Maria Goretti. Dona Eliza, moradora da região, foi a homenageada da noite. Poeta, compositora e cantora, Dona Eliza Pretinha canta os batuques, aboios da roça, sambas de caboclo e de roda, e o samba tradicional, pelas terras das Minas Gerais. Ligada à velha guarda do samba de Belo Horizonte e participando do carnaval da cidade com sambas-enredo, construiu ao longo de 45 anos de carreira um repertório repleto de balanço, misturando o refino musical com a simplicidade de uma mulher do povo.

Dona Eliza é sambista e compositora há mais de 40 anos e foi vencedora do concurso de samba-enredo da Escola de Samba Cidade Jardim – Carnaval 2010. Ela é uma representante da história do samba de Minas Gerais e teve sua música ouvida em diversos momentos do carnaval de Belo Horizonte e região metropolitana. Em 2002, no primeiro Concurso de Músicas Carnavalescas em Santa Luzia foi classificada com duas músicas: “Bahia Belô, ou Santa Folia” e “Com ou sem Fantasia”. No ano de 2006 fez o samba “Itaúna Cidade Educativa” para a escola Inconfidência Mineira, fundada por Mestre Conga, também sambista mineiro, em um dos seus últimos anos de desfile.

Em 2003 foi convidada para integrar a Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte por sua obra em prol do samba. Então, um dos compromissos de quem ainda precisa conhecer mais o samba de nossa cidade e, para aqueles que já conhecem, é prestigiar e registrar o trabalho de Dona Eliza.

A #4 sessão da Mostra CineAfroBH foi em clima de samba do começo ao fim. CDs de cantautores da Velha Guarda do Samba foram a trilha sonora para o público. No telão, os seguintes filmes:

- Roda | Direção: Carla Maia e Raquel Junqueira. Entre sambas e memórias, compositores, intérpretes e instrumentistas da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte fazem roda.

- Caruru Samba | Direção Coletiva: Associação Imagem Comunitária (AIC). Filme homônimo do evento realizado anualmente pela Associação Movimento Cultural Fala Tambor, criada no ano de 2000, na cidade de Belo Horizonte. O grupo é o primeiro movimento cultural tombado como bem cultural imaterial afro-brasileiro da cidade, no “Inventário Tradições Brasileiras”, realizado pela Fundação Municipal de Cultura. A Associação procura preservar, divulgar, reverenciar e difundir a cultura afro-brasileira, principalmente em suas manifestações na música e dança.

- Mestre Conga: o Inconfidente do Samba | Direção: Chiquinho Matias. O documentário traça um paralelo entre a vida do sambista e sua relação com o carnaval da capital mineira, resgatando suas memórias.

- Paz no Mundo Camará: a capoeira angola e a volta que o mundo dá | Direção: Carem Abreu. Carro chefe da mostra, presente em todas as exibições, reflete sobre a influência da capoeira angola para a construção da identidade cultural brasileira.

Veja como foi a #4 sessão da Mostra CineAfroBH:


O samba é um traço cultural forte em todo o Brasil. Cantautores importantes na preservação dessa arte residem em Belo Horizonte e fazem história. Dona Eliza e Mestre Conga são ilustres exemplos. Não deixe de conhecer esses mestres, a #6 e última sessão de 2014 será em homenagem ao Mestre Conga, com os mesmos filmes exibidos na sessão #4, em homenagem à Dona Eliza e apresentados nesse post. 

Saiba mais no site da mostra e confirme sua presença no evento do Facebook.
 


Conheça Dona Eliza de perto: no dia 16 de dezembro, a partir das 20h no Cine Theatro Brasil Vallourec (Teatro de Câmara), ela se apresentará pelo projeto “Vitrola da Dona Jandira ”.

Mais informações: 
http://www.cinetheatrobrasil.com.br/programacao/Paginas/ProgramacaoDetalhe.aspx?idp=156

Endereço: Avenida Amazonas, 315. Centro - Belo Horizonte – MG. Compre pelo telefone: (31) 2626-1251.Conheça Dona Eliza:

Contatos pessoais: (31) 3077-8555 | donaelisapretinha@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário