sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Retrospectiva Mostra CineAfroBH 2014 | Religiosidades | Dona Isabel



Desde outubro de 2014 a Mostra CineAfroBH coloca na rua a sua importância na preservação e resgate de nossa cultura de matriz africana. É a primeira mostra audiovisual de Minas Gerais dedicada exclusivamente à exibição de filmes com temática afro-brasileira. No total são 23 sessões gratuitas, realizadas nas ruas de comunidades de seis regionais da capital, onde estão situadas as casas de mestres de tradições da cultura de matriz africana. A Mostra CineAfroBH é composta por 12 filmes de realizadores afro-brasileiros belo-horizontinos, divididos em quatro ciclos temáticos: Cultura e Resistência, Samba, Capoeira e Religiosidades. As 10 exibições de 2014 estão acontecendo entre outubro e novembro. Em 2015 a mostra continua, com exibição de outras 13 sessões, entre fevereiro e maio. 

Hoje acontecerá a penúltima sessão de 2014, que homenageia o mestre Negoativo, da banda Berimbrown, no bairro Maria Goretti, às 19h [Rua Geralda Martins Miranda, 329]. 



Saiba mais no site da mostra e confirme sua presença no evento do Facebook.

A primeira exibição, que ocorreu no dia 04 de outubro, homenageou Dona Isabel Casimiro das Dores Gasparino, princesa guarda desde os cinco anos de idade e atual Rainha Conga de Minas Gerais. A sessão começou depois de um belo pôr-do-sol, em uma vista privilegiada do bairro Concórdia. Todos da vizinhança se sentiram cativados pelo cinema na rua e, curiosos, chegaram mais perto para ver o que as telas tinham a oferecer. Três filmes documentários foram exibidos:

- Paz no Mundo Camará: a capoeira angola e a volta que o mundo dá | Direção: Carem Abreu. Carro chefe da mostra, presente em todas as exibições, reflete sobre a influência da capoeira angola para a construção da identidade cultural brasileira. 

- Os Mestres | Direção coletiva: Associação Imagem Comunitária (AIC) Aléxia Melo, Bruno Tempero, Gracielle Fonseca, Júnia Bertolino e Michel Brasil. A narrativa gira em torno de três trajetórias de vida diferentes, protagonizadas por pessoas de expressiva atuação cultural e social: Mãe Efigênia, Mestre Conga e Dona Bela.

- O Boi Foi Beber Água até Chegar no São Francisco | Direção: Gercino Alves, Carolina Canguçu e Bernard Monteiro. A narrativa tem como linha condutora a tradição do boi ao longo do percurso do Rio São Francisco. O que essa história tem para nos ensinar?

Esta primeira exibição aconteceu ao lado da casa de Dona Isabel, que também é um terreiro de umbanda. A Rainha Conga de Minas Gerais herdou a coroa de sua mãe, em 1984. Desde então Dona Isabel mantém a tradição de devoção a Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião. Hoje é vice-presidente da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, fundada em 1944 por sua mãe, Maria Cassimira das Dores, e seu irmão, Ephigênio Casemiro, também no bairro Concórdia.

Os membros da Guarda de Congo trajam azul claro e branco, sendo a faixa e capacete roxos. Já os da Guarda de Moçambique usam calça branca, camisa e turbante roxo, e saiote azul. Os moçambiqueiros e congadeiros são diretamente envolvidos com festejos e atividades culturais das duas guardas. Junto à Dona Isabel, mantém vivos traços culturais marcantes do povo brasileiro, de matriz africana. 

Conheça a guarda: 

Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário

Endereço: Rua Jataí, 1309, Bairro Concórdia, BH.
Funcionamento: segundas, quartas e sextas, de 19 às 22h.
Contato: (31) 3421-7646
Email: trezedemaionsr@gmail.com

Confira abaixo como foi a exibição do dia 04 de outubro de 2014:





Nenhum comentário:

Postar um comentário